O que é preservação da fertilidade?
Quer ser mãe, tem isso claro, mas talvez não seja a hora ou ainda não se sinta pronta.
Fatores como idade, genética, hábitos de vida ou situação clínica significam que a capacidade reprodutiva da mulher pode ser consideravelmente reduzida.
A ciência possibilita que preserve os seus óvulos jovens em perfeitas condições até ao momento em que decida ser mãe, sem que o tempo a afete.
Quando é recomendado preservar a fertilidade?
Maternidade avançada
As influências da idade e 3 em 5 casos de infertilidade têm a sua principal causa na idade. Dos 25 aos 35 anos, a capacidade reprodutiva das mulheres diminui em até 50%.
Situação clínica
Não são apenas doenças oncológicas que podem afetar a fertilidade. Existem outras, como a artrite reumatóide, a menopausa precoce ou doenças auto-imunes, que a nossa capacidade reprodutiva.
Como são preservados os óvulos?
A recuperação do óvulo é um processo simples, rápido e indolor. Após a punção folicular, os óvulos são vitrificados em laboratório à temperatura de -196º e preservados em nitrogênio líquido.
Durante quanto tempo é que posso preservar os meus óvulos?
Todo o tempo que você precisar. A vitrificação é um processo muito seguro que garante a viabilidade dos óvulos após a desvitrificação sem afetar a sua qualidade ao longo dos anos.
Contudo, de acordo com a lei Portuguesa actual, só é possível manter gâmetas vitrificados durante um máximo de 10 anos.
Quero ser mãe agora
Nós desvitrificamos os óvulos, eles são fertilizados e cultivados em laboratório (3-5 dias) até que estejam prontos para serem transferidos para o útero materno.
O que posso fazer para melhorar a minha fertilidade?
Cuide do seu corpo
Se quer ser mãe, saiba que o consumo de álcool, tabaco e café afetam a sua fertilidade. Uma vida ativa e saudável é um grande contributo para a sua fertilidade
Evite o contato com toxinas
O contato com poluentes como pesticidas pode afetar a sua fertilidade. Se pensa ser mãe, evite o contato direto com agentes químicos tóxicos
Solicite a sua consulta
A primeira consulta é gratuita e sem compromisso
Perguntas frequentes sobre a preservação da fertilidade
Embora não exista uma idade máxima, por razões de reserva ovárica e qualidade dos óvulos, recomenda-se que seja antes dos 35 anos
Os tratamentos oncológicos afetam a fertilidade numa alta percentagem de pacientes. Por isso, a criopreservação de óvulos, espermatozoides ou tecido ovárico oferece a possibilidade de que, superando a doença, se possa ter filhos.
Quanto mais jovem for a paciente no momento da decisão, melhores resultados serão obtidos quando esses óvulos forem utilizados.
Todos os óvulos maduros obtidos durante este ciclo de estimulação são vitrificados. Se desejar ter mais, podem ser realizados estímulos repetidos para os acumular. O ideal é que o número de óvulos vitrificados resultantes do tratamento seja maior que 10.