Unidade de SOP

O que é SOP?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um processo caracterizado pela alteração na produção de gonadotrofinas, elevação de andrógenos e em muitos casos está associada à resistência à insulina. É o distúrbio endócrino mais comum em mulheres em idade fértil (entre 4-10%).

As manifestações clínicas mais frequentes incluem irregularidades menstruais, hirsutismo, acne e obesidade.

Entre as complicações a longo prazo estão o aumento da patologia cardiovascular (síndrome metabólica, diabetes mellitus ou hipertensão) e alterações ao nível do endométrio.

Unidade de SOP
Mujer paseando

Quais são as causas da SOP?

Até à data, nenhuma causa etiológica específica foi identificada, uma vez que não existe um único fator responsável. Pode tratar-se de uma patologia genética, uma vez que foi provado que existe uma certa predisposição familiar e porque existem muitos genes relacionados com a SOP. Por outro lado, pode ter origem em fatores ambientais aos quais vários membros da família estão expostos, particularmente as mulheres.

Por sua vez, nos últimos anos, tem sido considerada a importância da chamada “programação fetal”, que defende que certos estímulos durante o desenvolvimento fetal podem ter consequências na vida adulta.

A obesidade é um fator de agravamento claramente conhecido.

Tratamentos

O tratamento dependerá dos sintomas que manifestam e do desejo genético que possuem e deve ser personalizado. Os quatro pilares estão:

  • Controlar los síntomas derivados del hiperandrogenismo (acné, hirsutismo, alopecia o seborrea).
  • Prevenir complicações endometriais a longo prazo.
  • Melhorar o estado metabólico dos pacientes.
  • Aplicar tratamentos de esterilidade.

Mudanças no estilo de vida aliadas ao uso de anticoncepcionais são fundamentais na melhora da SOP para enfrentar essa patologia, embora não sejam as únicas ferramentas que temos.

Mujer paseando

Solicite a sua consulta

A primeira consulta é gratuita e sem compromisso

Perguntas frequentes sobre o SOP

Como a SOP é diagnosticada?

O diagnóstico deve ser baseado numa combinação de história clínica, exame físico, ecografia pélvica, e análises hormonais.

As mulheres que têm SOP queixam-se geralmente de menstruação atrasada, períodos irregulares, ou períodos demasiado afastados, podendo chegar à ausência menstrual.

Podem também ocorrer excesso de peso, aumento da pilosidade (hirsutismo), acne ou dificuldade em engravidar.

Na ecografia, muitas mulheres com SOP mostram ovários de tamanho superior ao normal, com muitos folículos pequenos. Os testes sanguíneos podem mostrar níveis elevados de açúcar, colesterol, ou hormonas masculinas no sangue.

Por que a SOP causa infertilidade?

A causa mais comum é a anovulação. Numa percentagem elevada de pacientes, a ovulação correta não ocorre a meio do ciclo, pelo que a gravidez não pode ocorrer. Além disso, nestes pacientes, especialmente aqueles com resistência à insulina e obesidade, existe um risco mais elevado de aborto espontâneo no primeiro trimestre.

Quais os riscos que as mulheres com SOP têm?

Alguns dos riscos estão relacionados com a ovulação irregular. Quando a ovulação não ocorre, o ciclo hormonal normal é perturbado e os níveis de estrogénio são alterados, provocando o crescimento do endométrio (revestimento do útero) e a ocorrência de hemorragias anormais. Os sintomas incluem aumento de peso, níveis elevados de colesterol no sangue, tensão arterial elevada, resistência à insulina e diabetes.

A longo prazo há risco de doença uterina e mamária.

Como a infertilidade é tratada em mulheres com SOP?

Existem diferentes formas de lidar com a infertilidade causada pela SOP. Uma forma é induzir a ovulação com medicamentos, sempre com prescrição médica e monitorizada pelo seu especialista, uma vez que as mulheres com SOP devem ser cuidadosamente seguidas quando tomam estes medicamentos, evitando uma resposta excessiva, uma vez que isto poderia aumentar a probabilidade de gravidez múltipla.

Se uma mulher tem excesso de peso, perder peso e manter hábitos saudáveis ajuda a melhorar os padrões de ovulação e, portanto, a fertilidade. Medicamentos, tais como metformina, podem ajudar o corpo a utilizar a insulina mais eficazmente para melhorar a ovulação em certos pacientes com SOP, bem como diminuir o risco de diabetes ou síndrome metabólico.

Os tratamentos de Reprodução Assistida também podem ajudar as mulheres com SOP a engravidar se outros tratamentos não funcionarem (hipertensão e dislipidémia).

Existem remédios naturais para tratar a SOP?

Se a mulher tiver excesso de peso, a recomendação é perder pelo menos 10% do peso e manter hábitos de vida saudáveis, tais como fazer uma dieta mediterrânica, reduzir o consumo de hidratos de carbono e lípidos, e aumentar o consumo de antioxidantes, bem como a ingestão de Inositol, melatonina ou alfa-lipóico. Estes são tratamentos que podem melhorar os sintomas destas pacientes e evitar complicações decorrentes da SOP.